segunda-feira, 2 de julho de 2012

Comissão Especial de Mobilidade Urbana apresenta relatório final



O investimento em transporte público de qualidade e a criação de corredores exclusivos para ônibus são apenas algumas das sugestões apresentadas pela Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa. Na manhã desta quinta (28 de junho), o colegiado lançou o relatório final das atividades, durante grande expediente especial realizado no Plenário da Casa Joaquim Nabuco. 







 
 
 No documento, a Comissão Especial apresenta dezenas de propostas para melhorar as condições de mobilidade em todo o Estado. Entre elas, estão a criação de um novo plano de circulação e tráfego, a ampliação da rede de metrô e da malha cicloviária, a construção de estacionamentos público-privados em locais de grande concentração de veículos, e a promoção da navegabilidade em trechos dos Rios Capibaribe e Beberibe.

O colegiado ainda sugere que as Prefeituras assumam a administração das calçadas e melhorem a iluminação pública. O deputado Sílvio Costa Filho, do PTB, presidente da Comissão Especial de Mobilidade Urbana, informou que o relatório foi elaborado com base no resultado de várias reuniões promovidas com gestores públicos das principais cidades do Grande Recife, técnicos do setor de transportes e entidades da sociedade civil.




O parlamentar anunciou que vai dar entrada em requerimento, na Assembleia, solicitando a criação de uma comissão permanente para debater o assunto. De acordo com Sílvio Costa Filho, a mobilidade urbana já é uma das três maiores preocupações sociais da população do Recife, perdendo apenas para a saúde e a segurança pública. O deputado apontou medidas que precisam ser adotadas com mais urgência para melhorar o fluxo de veículos na Região Metropolitana.




Também presente à reunião, o vice-governador João Lyra Neto disse que o relatório demonstra a preocupação dos 49 deputados estaduais com a questão da mobilidade. O encontro ainda contou com a presença de demais autoridades políticas, especialistas em trânsito urbano, estudantes e organizações sociais. (F.M.)



Publicada em 28/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário